PAISAGENS POTIGUARES

Porto-Ilha de Areia Branca













O Terminal Salineiro de Areia Branca Luiz Fausto de Medeiros, mais conhecido como Porto-Ilha de Areia Branca, é um porto localizado no Oceano Atlântico, próximo ao litoral do Rio Grande do Norte. Fica localizado a 14 milhas náuticas (aproximadamente 26 km) da costa do município de Areia Branca, a 330 km da capital estadual, Natal. Inaugurado em 2 de setembro de 1974, é administrado pela Companhia Docas do Rio Grande do Norte (Codern).

A construção do porto resultou da necessidade de suprir a demanda de sal marinho no mercado interno brasileiro. Dentre as hipóteses analisadas prevaleceu a da execução do sistema ilha artificial, sendo o projeto elaborado pela empresa norte-americana Soros Associates Consulting Engineers.

Todo o sal movimentado no porto-ilha é oriundo das salinas do Rio Grande do Norte, principalmente as de Macau, Areia Branca, Mossoró, Grossos e Galinhos.

O Terminal Salineiro de Areia Branca (Porto Ilha) teve seu melhor ano de produção o ano de 2001, onde embarcou 2.526.755,2 toneladas de sal a granel, atendendo demanda do mercado interno e externo. Nesse mesmo ano, a carga manuseada total foi de 5.002.538,7 toneladas de sal a granel, sendo 2.475.783,5 toneladas de sal representando a carga desembarcada no Porto.

Cidade: Areia Branca / RN

Foto: A/D - Arquivo OpenBrasil.org
Paisagens Potiguares - OpenBrasil.org

Postagens mais visitadas

Imagem

Lagoa de Jacumã